Confira a lista com todos os comandos do Counter-Strike 1.6. A tabela contém o comando, a categoria e descrição.
COMANDO | CATEGORIA | DESCRIÇÃO |
---|---|---|
+attack | PLAYER | Na ação primária para o jogador atirar |
+attack2 | PLAYER | Na ação secundária provoca ações especiais (como zoom, burst fire e silenciador) |
+back | PLAYER | Move para trás |
+duck | PLAYER | Para agachar |
+forward | PLAYER | Move para frente |
+jump | PLAYER | Pulos |
+klook | PLAYER | Olha para cima e para baixo com as teclas “W”e “S” |
+left | PLAYER | Move para a esquerda |
+lookdown | PLAYER | Olha para baixo |
+lookup | PLAYER | Olha para cima |
+mlook mouse | MOUSE | Ativa movimentos para todos os lados com o mouse |
+movedown | PLAYER | Desce escadas, afunda na água, entre outros |
+moveleft | PLAYER | Move para o lado esquerdo |
+moveright | PLAYER | Move para o lado direito |
+moveup | PLAYER | Sobe escadas, sobe na água, entre outros |
+reload | PLAYER | Carrega a arma que está usando |
+right | PLAYER | Move para a direita |
+showscores | PLAYER | Mostra pontos e ping dos jogadores |
+speed | PLAYER | Desabilita os passos rápidos para que o personagem ande devagar |
+strafe | PLAYER | Movimentos para o lado com o mouse |
+use | PLAYER | Para utilizar itens e armas |
adjust_crosshair | PLAYER | Utilizado para mudar a cor da mira |
alias “cmd1; cmd2” | PLAYER | Junta comandos num único alias para executar múltiplas tarefas ao toque de um botão |
allowupload | TODOS | upload/download // – Comuta (liga/desliga) o uploading de decals locais e modelos para o servidor |
ambient_fade 100 | AUDIO | Ajusta a distância do som ambiente |
ambient_level 0.300 | AUDIO | Ajusta o som ambiente |
appenddemo | DEMO | Grava um demo e adiciona O ao arquivo demo existente em Half–Life/Valve/demo.dem |
bind | PLAYER | Escreve combinações de comandos |
bottomcolor 6 | PLAYER | Ajusta a cor de fundo do modelo do jogador |
brightness 1 | VIDEO | Ativa a redução da luz ofuscante |
buy | PLAYER | Abre o menu de compra |
buyequip | PLAYER | Abre o menu para compra de equipamentos |
buyammo1 | PLAYER | Compra munição de arma ou clip primários |
buyammo2 | PLAYER | Compra uma munição para pistola |
cancelselect | PLAYER | Cancela seleção |
changeteam | PLAYER | Abre o menu para escolher o seu time |
cl_allowdownload 0 | TODOS | Desativa download de mapas, modelos, decals, entre outros. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
cl_allowupload 0 | TODOS | Desativa upload de mapas, modelos, decals, entre outros. Usa os valores 1 ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
cl_anglespeedkey 0.670 | PLAYER | Ajusta a velocidade para que as teclas de direção mudem o ângulo de visão |
cl_backspeed 400 | PLAYER | Ajusta a velocidade para o jogador andar para trás |
cl_bob 0.010 | PLAYER | Desabilita o movimento do braço quando corre |
cl_bobcycle 0.800 | PLAYER | Desabilita o movimento do braço para os lados |
cl_bobup 0.500 | PLAYER | Desabilita o movimendo do braço para cima e para baixo |
cl_download_ingame 0 | TODOS | / upload/download / Desativa download de mapas, modelos, decals, entre outros. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
cl_forwardspeed 400 | PLAYER | Ajusta a velocidade de avanço do jogador. Pode–se aumentar até o Máximo configurado pelo servidor |
cl_gaitestimation 1 | PLAYER | Ativa a dimensão do modo de andar |
cl_gg 0 | PLAYER | Desativa o game gauge mode. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
cl_himodels | PLAYER | Desativa a máxima qualidade do player models. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
cl_messages | PLAYER | Mostra as mensagens enviadas para o servidor |
cl_movespeedkey 0.300 | PLAYER | Ajusta a velocidade para quem usa o teclado para se movimentar |
cl_nopred 0 | PLAYER | Desativa o client–side prediction. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
cl_pitchdown | PLAYER | Ajusta o máximo de ângulo para poder olhar pra baixo. O valor padrão é 89 |
cl_pitchspeed 225 | PLAYER | Ajusta a velocidade para mudança na frequência do som |
cl_pitchup | PLAYER | Ajusta o máximo de ângulo para se olhar pra cima. O valor padrão é 89 |
cl_showfps 1 | PLAYER | Mostra a quantidade de Frames Por Segundo do jogo “FPS”. Usa os valores 1 para ‘ativo’ e 0 para ‘desativo’ |
cl_shownet 0 | PLAYER | Desativa o monitoramente do número de packets. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
cl_slist 10 | PLAYER | Ajusta o número de servidores na sua lista |
cl_solid_players 1 | PLAYER | Desativa o modo sólido dos jogadores. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
cl_upspeed 320 | PLAYER | Ajusta a velocidade do jogador ao realizar atos como subir uma escada, por exemplo |
cl_waterdist 4 | PLAYER | Ajusta a distância a que o jogador pode ficar submerso |
cl_yawspeed 210 | PLAYER | Ajusta a sintonia da velocidade |
clear | PLAYER | Limpa a tela do console |
cmd | PLAYER | Usado na conjunção de comandos |
cmdlist | TODOS | Lista todos os comandos de console |
connect | PLAYER | Comando usado para conectar–se (escreva–o e, na frente, coloque o IP desejado) |
cvarlist | TODOS | Lista todas as variáveis no console. O comando “cvar log filename” irá gravar esta lista no arquivo C:\nome de arquivo. |
Developer 0 | ADMIN | Ativa ou desativa os desenvolvimentos especiais de erros nas mensagens do console. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
disconnect | PLAYER | Desconecta o servidor |
drawradar | PLAYER | Mostra seus companheiros no radar. Para tirar o radar digite o comando “hideradar” |
drop | PLAYER | Larga qualquer coisa que esteja em suas mãos, com exceção das bombas |
echo | PLAYER | Repete mensagens no console |
enableconsole | PLAYER | Ativa a tela de console |
escape | PLAYER | Cancela seleções e fecha janelas |
exec | TODOS | Executa scripts como arquivos .cfg |
exit | TODOS | Sai do servidor que está conectado para o menu geral de servidores |
fakelag 0 | PLAYER | Simula lag. Lembre–se de que quanto maior o número, maior será o lag |
fakeloss 0 | PLAYER | Simula danos de bits enviados. Lembre–se de que quanto maior o número, maior será o dano |
force_centerview | PLAYER | Força o jogador a olhar para frente, em sua reta |
fps_lan | PLAYER | Ajusta o máximo de framerates num jogo em LANs |
fps_modem | PLAYER | Ajusta o máximo de framerates num jogo via internet |
fps_single | PLAYER | Ajusta o máximo de framerates num jogo solitário (single playergame) |
fullinfo | TODOS | Mostra as informações gerais completas |
fullserverinfo | TODOS | Mostra as informações completas sobre o servidor |
gamma 3 | VIDEO | Ajusta o level de gamma |
getcertificate | PLAYER | Obtém certificado de WON |
getsv | PLAYER | Lista o endereço de cada servidor e o total deles |
gl_alphamin 0.250 | VIDEO | Ajusta o nível mínimo de alpha blending |
gl_clear 0 | VIDEO | Desativa a qualidade visual |
gl_cull 1 | VIDEO | Alterna a renderização apenas de objetos visíveis. Usa os valores 1 para ‘ligado’, 0 para ‘desligado’. O 0 baixa o valor do FPS |
gl_d3dflip 0 | VIDEO | Desativa a execução reversa para o D3D |
gl_dither 1 | VIDEO | Desativa o tremor. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
gl_dump | VIDEO | Lista os dados do vídeo card |
gl_flipmatrix 0 | VIDEO | Desativa a mira especial usando o 3DNow! 3Dfx MiniGL. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
gl_keeptjunctions 0 | VIDEO | Alterna a exibição de rachaduras entre texturas. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’, com 1 sendo a melhor qualidade e menor fps |
gl_lightholes 0 | VIDEO | Destiva as luzes de orifícios. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
gl_max_size 256 | VIDEO | Ajusta o tamanho máximo para a textura |
gl_monolights 0 | VIDEO | Alterna uma fonte de luz uniforme sem sombras. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ e funciona apenas no OpenGL |
gl_overbright 0 | VIDEO | Desativa o modo máximo de luminosidade. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
gl_palette_tex 0 | VIDEO | Desativa a visão de texturas. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
gl_picmip 0 | VIDEO | Ajusta a retribuição de qualidade |
gl_playermip 0 | VIDEO | Ajusta a retribuição de qualidade do jogador |
gl_polyoffset 4 | VIDEO | Ajusta o deslocamento dos polígonos |
gl_round_down 3 | VIDEO | Ajusta a textura arrendondando o valor para baixo |
gl_smoothmodels 0 | VIDEO | Alterna a suavização do modelo. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
gl_spriteblend 0 | VIDEO | Alterna a mistura dos objetos de tela. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
gl_texels | VIDEO | Relata o número de texturas carregadas na placa de vídeo |
gl_texsort 0 | VIDEO | Aletrna a ordem das texturas. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
gl_texturemode [type] | VIDEO | Ajusta o módulo em ordem da qualidade mais baixa para a mais alta. Os types podem ser gl_nearest_mipmap_nearest, gl_linear_mipmap_nearest (estes dois últimos lidam com filtros bilineares) e gl_nearest_mipmap_linear, gl_linear_mipmap_linear (que lidam com filtros trilineares) |
gl_zmax 4096 | VIDEO | Ajusta o tamanho máximo para o Z–Buffer |
gl_ztrick 1 | VIDEO | Alterna a velocidade para renderizar 3Dfx. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
graphheight 64 | PLAYER | Ajusta a altura do display r_netgraph |
graphhigh 512 | PLAYER | Ajusta o valor máximo do display r_netgraph |
graphmean 1 | PLAYER | Ajusta o valor do display r_netgraph |
graphmedian 128 | PLAYER | Ajusta o valor médio do display r_netgraph |
hideconsole | PLAYER | Desativa o console |
hideradar | PLAYER | Desativa o radar |
hisound 1 | AUDIO | Desativa a máxima qualidade do som. Valores: 1=22kHz, 0=11kHz |
hud_centerid 0 | PLAYER | Mostra o nome do jogador que está na mira no meio da tela. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para desligado’. Caso esteja desativado aparecerá no canto |
hud_fastswitch 0 | PLAYER | Alterna a troca de armas. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
hud_saytext_time 5 | PLAYER | Ajusta o tempo em que a troca de mensagens entre os jogadores permanece na tela |
impulse 100 | PLAYER | Aciona as lanternas |
impulse 201 | PLAYER | Pinta logos |
invlast | PLAYER | Seleciona o item antigo do inventório |
invnext | PLAYER | Seleciona o próximo item do inventório |
invprev | PLAYER | Seleciona o item anterior do inventório |
kill | PLAYER | Comando para o jogador fazer com que o próprio personagem se suicide |
lightgamma 2.500 | VIDEO | Ajusta o valor de gamma nas luzes |
listdemo | DEMO | Lista as informações do demo |
lookspring 0 | MOUSE | Alterna a centralização automática quando ‘mlook’ estiver desativado. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
lookstrafe 0 | MOUSE | Alterna o bombardeio do mouse quando ‘mlook’ estiver ativo. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
m_filter 0 | MOUSE | Alterna a suavização do mouse. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
m_forward | MOUSE | Faz com que a sensitividade do mouse para avançar multiplique |
m_pitch 0.022 | MOUSE | Faz com que a sensitividade do mouse para os demais movimentos multiplique. Números negativos resultam em ações invertidas. |
m_side 0.800 | MOUSE | Faz com que a sensitividade do mouse para bombardear multiplique |
m_yaw 0.022 | MOUSE | Faz com que a sensibilidade do mouse para mudar de direção multiplique |
menuselect | PLAYER | Seleciona itens para o menu |
messagemode | PLAYER | Mostra a mensagem para todos os outros jogadores de um servidor |
messagemode2 | PLAYER | Mostra apenas os jogadores do seu time |
motd | PLAYER | Mostra a Message Of The Day (Mensagem do Dia) do arquivo motd.txt do servidor |
name | PLAYER | Comando utilizado para alterar seu nick (nome) |
net_graph 1 | PLAYER | Mostra o seu FPS, latência de rede, largura de banda e suas taxas de atualização para cliente e servidor. Os comandos net_graph 0 desliga e o net_graph 3 mostra a informação sem o gráfico e salva alguns FPS |
Nosound 0 | AUDIO | Desliga o som. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
pingsv | PLAYER | Localiza um servidor |
mp_timelimit 45 | ADMIN | Ajusta o tempo em minutos de troca dos mapas (“0” desabilita). |
mp_tkpunish 1 | ADMIN | Ajusta o número de jogadores do próprio time que alguém pode matar antes de ser “kickado”. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
sv_restartround X | ADMIN | Ajusta o tempo em segundos para restartar o round. |
mp_buytime X | ADMIN | Ajusta o tempo em minutos para poder comprar armas e equipamentos |
kick X | ADMIN | Comando para kickar um jogador, escreva kick e o número do jogador |
pausable | ADMIN | Deixa o jogo “pausável” (para pausar digite “pause”) |
writecfg X | TODOS | Salva seu arquivo CFG |
play | AUDIO | Executa um arquivo WAV |
playdemo | DEMO | Executa arquivos de demo padrões ou especialmente gerados |
playvol 9 | DEMO | Ajusta o volume do demo a ser executado |
pushlatency 100 | PLAYER | Utilize o inverso desse número para ajudar a ajustar a frequência de latência |
quit | TODOS | Fecha o jogo e vai diretamente para o Windowns |
r_decals 250 | PLAYER | Ajusta o número máximo de decals |
r_drawviewmodel 0 | PLAYER | Retira a imagem da arma em sua mão. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
r_dynamic 0 | VIDEO | Retira a luz dinâmica. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
r_mmx 0 | PLAYER | Desativa os cálculos para CPUs com processadores estilo MMX. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
radio1 | PLAYER | Abre o menu do Radio 1 |
radio2 | PLAYER | Abre o menu do Radio 2 |
radio3 | PLAYER | Abre o menu do Radio 3 |
r_netgraph 0 | PLAYER | Alterna as condições de rede. Usa–se os valores “0” para desligado; “1” pode mostrar verde (boas condições), amarelo (más) e vermelho (horríveis) |
rate 5000 | PLAYER | Ajusta a proporção de dados dos clientes. Usa–se os valores de 1000 a 5000 para modens e 10000 ou mais para LANs |
reconnect | PLAYER | Reconecta no servidor |
record | DEMO | Grava o jogo em que você está jogando (chamado “/ Demo /”) no diretório Half–Life\Valve\ .dem |
retry | PLAYER | Reinicia a entrega no mapa do seu jogo |
s_2dvolume 1 | AUDIO | Coloca em volume máximo os sons 2D. Usa–se valores de 0 a 1.0 |
s_a3d 0.000000 | AUDIO | Desativa o suporte A3D. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
s_automax_distance 30 | AUDIO | Ajusta o volume da máxima distância do som |
s_automin_distance 2 | AUDIO | Ajusta o volume da mínima distância do som |
s_bloat 2.0 | AUDIO | Fator máximo apenas para polígonos A3D 2.0 |
s_buffersize 65536 | AUDIO | Ajusta o tamanho do buffer |
s_disable_a3d 0 | AUDIO | Alterna sons desabilitados do tipo a3D. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
s_distance 60 | AUDIO | Ajusta a proporção das unidades do jogo para metros, afeta a velocidade, posicionamento e distância. Quanto maior o número, mais próximo em termos de áudio. Usa–se valores de 0 até infinito |
s_doppler 0.0 | AUDIO | Ajusta os efeitos doppler. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’. Varia de 0 a 10 e é muito sensível. |
s_eax 0 | AUDIO | Alterna o suporte a EAX. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
s_enable_a3d | AUDIO | Aciona suporte A3D |
s_geometry 0 | AUDIO | Alterna a renderização geométrica apenas para A3D 2.0. |
s_max_distance 1000 | AUDIO | Distância máxima do ouvinte antes que as rolagens não mais se apliquem. Valor varia de ‘s_min_distance’ ao infinito. |
s_min_distance 5 | AUDIO | Distância mínima que uma fonte ficará do ouvinte antes que as rolagens sejam aplicadas. Valor varia de 0 a ‘s_max_distance’ |
s_numpolys 200 | AUDIO | Máximo de polígonos a serem renderizados apenas no A3D 2.0. |
say | PLAYER | Chat para conversar com outros jogadores |
say_team | PLAYER | Chat para conversar com os jogadores do seu time |
scr_centertime 2 | PLAYER | Ajusta quantidade de tempo em que as mensagens ficarão disponíveis no servidor |
scr_conspeed 600 | PLAYER | Ajusta a velocidade de rolagem do console |
scr_printspeed 7 | PLAYER | Ajusta a velocidade em que aparece as mensagens em sua tela |
screenshot | PLAYER | Captura as telas do jogo (screenshots) e salva–as no diretório Half–Life/Valve |
sensitivity 9 | TODOS | Ajusta a sensibilidade do mouse |
serverinfo | PLAYER | Mostra informações do servidor |
setdemoinfo info | DEMO | Adiciona informações ao demo |
showpause 0 | PLAYER | Desativa a pausa da exibição gráfica. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
showram 0 | PLAYER | Desativa a exibição de avaliação ram. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
sizedown | PLAYER | Ajusta o tamanho da tela para cima e sobe a velocidade do FPS |
sizeup | PLAYER | Ajusta o tamanho da tela para baixo e sobe a velocidade do FPS |
slot1 | PLAYER | Seleciona a arma do grupo 1 |
slot2 | PLAYER | Seleciona a arma do grupo 2 |
slot3 | PLAYER | Seleciona a arma do grupo 3 |
slot4 | PLAYER | Seleciona a arma do grupo 4 |
slot5 | PLAYER | Seleciona a arma do grupo 5 |
slot6 | PLAYER | Seleciona a arma do grupo 6 |
slot7 | PLAYER | Seleciona a arma do grupo 7 |
slot8 | PLAYER | Seleciona a arma do grupo 8 |
slot9 | PLAYER | Seleciona a arma do grupo 9 |
slot10 | PLAYER | Seleciona a arma do grupo 10 |
snapshot | PLAYER | Captura a screenshot (tela do jogo) |
speak | PLAYER | Fala com alguém |
startdemos | DEMO | Exibe demos em loop |
stop | DEMO | Pára a gravação do demo |
stopdemo | DEMO | Pára de rodar o demo |
stopsound | AUDIO | Pára de executar o som atual. |
Swapdemo | DEMO | Troca duas posições de um segmento dentro de um demo |
timedemo | DEMO | Executa .dem no FPS máximo e relata o FPS médio |
toggleconsole | PLAYER | Desativa a tela de console. Geralmente ligado à tecla “~” |
unbind | PLAYER | Remove os binds de uma tecla |
unbindall | PLAYER | Remove todos os binds |
use | PLAYER | Usa ítem como a arma. Exemplo: “use weapon_crowbar” |
vid_config_x 800 | VIDEO | Ajusta a resolução da tela horizontal |
vid_config_y 600 | VIDEO | Ajusta a resolução da tela vertical |
vid_d3d 0 | VIDEO | Desativa suporte Direct3D. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
vid_describemode | VIDEO | Mostra as configuração do modo de vídeo |
vid_mode 0 | VIDEO | Ajusta o modo de vídeo |
vid_wait 0 | VIDEO | Desativa a sincronia do vídeo. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
viewframe | VIDEO | Ativa o wire–frame display. Apenas para OpenGL. |
violence_ablood 0 | PLAYER | Desativa o sangue. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
volume 1.0 | AUDIO | Regula o volume do jogo |
weapon | TODOS | (utilize com Pistols – Submachineguns – Assault Rifles – Shotguns – Sniper Rifles – Machinegun – Other – Grenades) / player / Seleciona a arma que desejar, assim você pode fazer binds como selecionar a tecla “h” para mostrar a faca. |
Wait | PLAYER | Pausa por um instante no tempo de um alias ou script |
mp_autokick 1 | ADMIN | Ativa o autokick e age em team killers. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
mp_autoteambalance 1 | ADMIN | Ativa o auto balanceoamento dos times. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
mp_c4timer X | ADMIN | Ajusta o tempo da bomba variando de 15 a 90 segundos |
mp_flashlight 0 | ADMIN | Desativa o uso da lanterna. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
mp_footsteps 0 | ADMIN | Desativa o som das pegadas dos jogadores. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
mp_forcechasecam 1 | ADMIN | Ativa o chasecam, para quando morto acompanhar unicamente os jogadores do time. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
mp_freezetime 6 | ADMIN | Ajusta o tempo em segundos em que você fica parado no começo de cada round. |
mp_friendlyfire 1 | ADMIN | Ativa o poder de matar seu próprio time. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado’ |
mp_hostagepenalty 2 | ADMIN | Ajusta o número de reféns que pode matar antes de ser “kickado” |
mp_limitteams 2 | ADMIN | Ajusta o número de jogadores a mais que um time pode ter. |
mp_logmessages 1 | ADMIN | Ativa o salvamento de mensagens que foram enviadas no servidor. Usa os valores 1 para ‘ligado’ e 0 para ‘desligado |