Opções de inicialização (Setting Game Launch Options )
As opções de inicialização permite modificar configurações internas do jogo (Counter Strike e também toda a biblioteca de jogos da Steam) antes de executá-lo.
Este é um meio eficaz para se recuperar de configurações de vídeo incompatíveis, bem como solucionar problemas.
A seguir veremos como definir as configurações para inicialização.
Configurando as opções de inicialização
1 – Abra a sua biblioteca de jogos Steam, clique com o botão direito do mouse no jogo desejado e selecione propriedades
2 – Na aba Geral clique em Opções de Inicialização (definir opções de arranque)
3 – Digite as opções desejadas (abaixo a lista completa do comandos disponíveis, separe cada comando com um espaço), clique em OK e feche as propriedades.
Dica: alguns comandos de console podem funcionar na opções de inicialização adicionando o sinal “+” antes do comando.
Comandos comuns de inicialização:
-noforcemaccel – Faz o jogo não utilizar a aceleração de mouse do Windows, quando a mesma está desabilitada (mousefix).
-noforcemparms -Utiliza a configuração da ordem de botões do mouse utilizada no Windows.
-noforcemspd – Utiliza a configuração de velocidade do mouse configurada no Windows.
-Autoconfig – Restaura as configurações de vídeo e desempenho para padrão atual de hardware detectado. Ignora as configurações internas de “.cfg” até que este parâmetro é removido.
-Dev – Ativa o modo de desenvolvedor. Também desabilita o carregamento automático de mapas de fundo do menu e interrompe o diálogo quit de aparecer na saída.
-Condebug – Registra todas as saídas do console no arquivo de texto console.log.
-Console – Inicia o jogo com o console desenvolvedor habilitado.
-Toconsole – Inicia o motor diretamente no console, a menos que um mapa é especificado com + map.
-Dxlevel <nível></nível> – Força uma versão específica do DirectX quando iniciar o jogo. Isso é útil se o seu hardware está mais velho, e recebe um desempenho significativamente melhor em uma versão anterior do DirectX. Abaixo estão os modos mais comuns utilizados:
-Dxlevel 80
-Dxlevel 81
-Dxlevel 90
-Dxlevel 95
Atenção: O jogos da Steam atuais não suportam DirectX 7. Não utilize o comando “-Dxlevel 70”.
-Fullscreen – Força o sistema a iniciar no modo de tela cheia.
-Windowed ou -sw – Força o sistema a iniciar em modo janela.
-16bpp ou 32bpp – Força o modo de cor seleccionado (profundidade de bits). GoldSource apenas.
-W – Força a inicialização com a resolução definida para . (Ex.: -W 800)
-H – Força a inicialização com a resolução definida para . Esta opção de lançamento não precisa ser definido na presença de -w. O valor de largura (width) é definida automaticamente.
-Refresh – Força uma taxa de atualização específica.
-Heapsize – Especifica o heapsize (em kilobytes) que o jogo irá utilizar.
-Nocrashdialog – Suprime alguma memória não pode ser lida por erros não tratados.
-Novid or-novideo – Ao carregar um jogo com este parâmetro, o vídeo de introdução não vai jogar.
-lv – Ativa algumas opções de violência baixa no Left 4 Dead.
-sillygibs – Ativa violência baixa em Team Fortress 2.
Opções de inicialização para ajustar níveis de detalhes gráficos e processamento
+ R_rootlod # – Ajusta o detalhe do modelo, onde # é 0 para alto, 1 é médio, e 2 para baixo.
+ Mat_picmip # – Ajusta o detalhe da textura, onde # é 0 para alto, 1 é médio, e 2 para baixo.
+ # Mat_reducefillrate – Ajusta Shader Detail onde # é 0 para alto, 1 para baixo.
+ R_waterforceexpensive # – Ajusta o detalhe de Água, onde # é 0 para baixo, 1 para alto.
+ R_waterforcereflectentities # – Ajusta a reflexão da Água, onde # é 0 para baixo, 1 para alto.
+ R_shadowrendertotexture # – Ajusta o detalhe de sombra, onde # é 0 para baixo, 1 para alto.
+ Mat_colorcorrection # – Ajusta a correção de cor, onde # é 0 para baixo, 1 para alto.
Modos de filtragem
+ 0 mat_trilinear – Modo de Uso Bilinear (menos intensivo ao sistema).
+ Mat_trilinear 1 – Utilize o modo tri (mais intensivo ao sistema).
+ Mat_forceaniso # – Utilize o modo tri (onde # é 2, 4, 8 ou 16 – Níveis altos de filtragem requerem mais recursos do sistema).
+ Mat_hdr_level # – Ajusta Alta Faixa Dinâmica de efeitos de iluminação, onde # é 0 para “desligado” (necessita de menos recursos) e 2 para “full”.
Opções de inicialização RAGE
R_swapInterval + # – Força V-Sync para ser ligado ou desligado, # é 0 para desativar e 1 para ativar.
+ Vt_maxPPF # – Ajusta o GPU transcode para melhorar o desempenho streaming de textura, onde # é de 8 para processadores com 2 ou 4 núcleos, e 16 para processadores com 6 ou mais núcleos.
+ Vt_pageImageSizeUnique 8192 – aumenta armazenagem da textura de dados da memória de vídeo.
+ Vt_pageImageSizeUniqueDiffuseOnly 8192 – aumenta armazenagem da textura de dados da memória de vídeo.
+ Vt_pageImageSizeUniqueDiffuseOnly2 8192 -aumenta armazenagem da textura de dados da memória de vídeo.
Caso seu Counter Strike seja Non-Steam você pode inserir os comandos no atalho do jogo como no exemplo a seguir:
Vá em propriedades do jogo e em destino coloque o comando desejado:
“C:\Program Files\Valve\hl.exe” -nomaster -game cstrike -noforceparms -noforcemaccel