Desde os tempos mais antigos que a civilização teve de criar formas de comercialização de bens e produtos. E para que os pagamentos fossem realizados, muitas soluções têm sido encontradas.
O dinheiro físico é uma das opções mais comuns, mas nos últimos tempos com os melhoramentos informáticos têm surgido outros instrumentos como transferências bancárias, cartões de crédito, carteiras eletrônicas, dentre mais.
No tempo mais recente surgiu um meio de pagamento inovador no mercado financeiro que são as criptomoedas, que estão a agilizar e a melhorar as trocas comerciais. E já quase tudo se pode pagar com este dinheiro virtual. Entenda melhor este instrumento financeiro inovador.
Porque as criptomoedas são um fenômeno
As criptomoedas existem graças aos avanços tecnológicos e permitem que se estabeleça uma rede de trocas a nível internacional que funciona de uma forma instantânea e segura.
Como as criptomoedas ficam armazenadas em um sistema de dados descentralizado que dá pelo nome de “Blockchains”, as trocas são feitas de forma mais segura.
Este pagamento que surge como alternativa ao pagamento convencional usa sempre um código em cada transação para fortalecer ainda mais a confiança do sistema contra golpes.
Esse código surge na base de letras e algarismos aleatórios e os pagamentos estão assim protegidos.
Quais são as criptomoedas mais comuns?
O sucesso das criptomoedas tem sido tal que não faltam soluções no mercado e cada usuário só tem de escolher a criptomoeda que mais for indicada ao seu perfil, ou que mais lhe agradar.
Existem muitas opções como Bitcoin (BTC), talvez a mais conhecida, mas o leque de criptomoedas acolhe também alternativas ao Bitcoin como Ethereum (ETH); Tether (USDT); Litecoin (LTC); Dogecoin (DOGE); Tron (TRX); Ripple (XRP); AllSports (SOC) e Cardano (ADA).
Regulamentação das criptomoedas
As criptomoedas são um meio de transação cada vez mais usado e os avanços acontecem em vários setores onde é necessário trabalhar com depósitos e saques, como por exemplo, nas casas de apostas.
As criptomoedas conquistam cada vez mais espaço nas trocas comerciais de vários tipos e está sendo equacionada regulamentação em alguns países.
No caso do Brasil, em face da enorme popularidade que este método de pagamento tem alcançado, surgiu a Associação Brasileira de Criptoeconomia.
O objetivo dessa entidade é que sejam respeitados os códigos de regulamentação. No fim de linha, quem sai a lucrar são os usuários que ficam assim com uma garantia de segurança do quando entram no mercado das criptomoedas.
Até mesmo o próximo presidente do Brasil, Lula da Silva, tem afirmado em várias ocasiões ser um entusiasta do mercado de criptoativos.
Porque as criptomoedas são seguras?
Agora que entendeu que as criptomoedas são um meio de pagamento muito popular e já lhe deixamos várias indicações sobre a segurança que este método de transação tem, é tempo de, em uma forma muito resumida, deixar para você alguns pontos que justificam este sucesso das criptomoedas.
Confidencialidade
Quando um usuário faz pagamentos através de criptomoedas sua confidencialidade está assegurada em todos os momentos.
Essa é uma das maiores vantagens que este meio de transação tem.
Rapidez
O mundo financeiro tem pressa para tudo e todos os procedimentos querem-se seguros mas também rápidos. E quando o assunto é rapidez, nada melhor do que realizar trocas financeiras com base em criptomoedas.
Trata-se de um instrumento financeiro muito rápido. O dinheiro fica disponível em pouco tempo. E isso é outra das vantagens que ajuda a explicar este sucesso das criptomoedas.
Sem taxas a terceiros
As criptomoedas conseguem ser um meio de pagamento atrativo também por não obrigar ao pagamento de taxas a terceiros como quem usa as transferências bancárias, onde o banco aplica sempre taxas pelo trabalho.
Com as criptomoedas é possível fazer pagamentos e saques de uma forma rastreável e mas não envolvendo entidades centralizadas, ou seja, os bancos.